O nosso estado do Ceará é considerado um dos mais beneficiados quando o assunto é Energias renováveis. A incidência dos raios em todo território é perfeita para a captação e energia durante todo o ano.
Neste artigo falaremos sobre o potencial de energia solar no Ceará e em sua capital, sistemas e usinas solares, valores de placas solares. Além disso, mostraremos sobre retorno de investimento para a instalação. Confira!
Qual o potencial de energia solar no Ceará?
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará possui uma potência instalada de 22,9 megawatts (MW), equivalente a 3,6% da matriz energética.
O potencial de geração de energia solar no território cearense é 30 vezes maior que a capacidade instalada no Brasil, segundo dados do Atlas Eólico e Solar do estado, divulgados pelo governo do Ceará em parceria com a Fundação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Foi observado, também, que o estado é capaz de produzir 1,363 TWh/ano, o que corresponde ao dobro da atual oferta interna bruta de eletricidade avaliada em 2018 no Brasil, de 636,4 TWh.
Como é possível gerar energia solar no Ceará?
A geração de energia solar no Ceará é captada por meio da conversão direta da luz do sol em eletricidade pelo processo dos painéis solares, como já sabemos.
Toda essa geração pode ser utilizada em sistemas de microgeração (com até 75 kW) e minigeração (acima de 75 kW até 5 MW). Os sistemas, podem distribuir eletricidade e gerar uma economia de até 95% no valor da conta de energia, em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, serviços públicos, propriedades rurais, condomínios e entre outros.
Sistemas de energia solar no Ceará
Correspondendo a 10% da matriz energética e fotovoltaica instalada no Brasil, o território cearense é o terceiro colocado em relação ao maior potencial de energia solar no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e do Piauí.
Estima-se que o estado quadruplicará sua capacidade de geração de energia em sistemas fotovoltaicos até o final de 2023.
Além disso, segundo a Aneel, o Ceará irá dispor de diversos novos empreendimentos por meio da implantação de sistemas de energia solar, como nos municípios: Tabuleiro do Norte, com 123,6 MW de potência instalada; Limoeira do Norte, com 154,5 MW; Caucaia, com 135 MW; Mauriti, com 284,7 MW; e Milagres, com 58,9 MW.
Quais os valores das solares no Ceará?
Para estipular um valor final para a aquisição de placas solares em nosso estado, é preciso identificar alguns fatores e escolher uma empresa séria na hora de realizar o orçamento. É preciso estar atento a alguns fatores, como: o valor da conta de energia, tamanho do projeto, área de instalação, potência da placa, inclinação, aspectos climáticos, sombreamento e entre outros.
Informações sobre o retorno sobre o investimento de energia solar no Ceará
Fortaleza é classificada como uma das melhores capitais para a geração de energia solar em relação à economia e está entre os 20 municípios com maior potencial de retorno sobre o investimento do Brasil.
Além disso, a capital é uma das cidades com o payback (retorno sobre o investimento) mais rápido do país.
Principais motivos para escolher energia solar
– Economia de até 95% na conta de luz, passando a pagar apenas pela taxa mínima todos os meses durante o uso;
– Proteção contra a inflação energética e das bandeiras tarifárias;
– Vida útil dessa tecnologia, podendo durar até 25 a 30 anos, com baixa perda de eficiência durante a utilização;
– Baixa manutenção do equipamento;
– Sustentabilidade, sendo uma fonte de energia alternativa. Bom para a economia do seu bolso e ótimo para a preservação do planeta.
Já que você agora conhece as informações sobre energia solar no Ceará, que tal conhecer as vantagens que a BSolar pode te oferecer?
Fale agora mesmo com um de nossos consultores e conheça isso de perto.
FONTE:
https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-fotovoltaica-no-ceara
https://www.geresuaenergiabrasil.com.br/energia-solar-no-ceara/